segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Crise de enxaqueca na gravidez, é comum???



Passei maus bocados no mês com uma dor de cabeça infernal. A dor iniciou após minha vista ficar embaçada, e se localizava em cima dos olhos, se irradiando por toda a cabeça. Barulho e claridade se tornaram insuportáveis, assim como eu. Pensa em uma grávida chata! Sim fiquei extremamente mau-humorada.
Uma amiga me alertou que poderia ser  uma crise de enxaqueca, como nunca havia apresentado uma crise antes, fiquei na duvida. Liguei para o meu médico e depois de expliar os sintomas, o diagnóstico foi exatamente este. "ENXAQUECA".

O que eu como mãe de primeira viagem não sabia é que este quadro é muito comum.
J’ai des migraines terribles depuis que je suis enceinte, que faire ?                                                 
No período de gestação nosso organismo fica extremamente sensível. Isso ocorre por causa das grandes alterações hormonais que nosso organismo sofre para abrigar o bebê. E geralmente ela se manifesta no primeiro trimestre acompanhado dos terríveis enjoos, cansaço, alterações de humor entre muitos outros sintomas.
A enxaqueca pode causar grande estresse para a mulher, deixando-a em um estado de agonia. Existem formas para tratar e amenizar as tensões sem a utilização de medicamentos, claro que a consulta médica especialista antes de qualquer decisão é imprescindível.

Sintomas de enxaqueca na gravidez

O principal sintoma é a forte dor na cabeça na área da testa, a dor pode ser tão forte que muitas não conseguem especificar em que local propriamente dói. Além da forte dor, há também sintomas como visão turva, náuseas, tonturas e vômito. Quando ela é de intensidade forte e não é tratada, pode ocorrer a perda do bebê.
Médicos ainda não sabem dizer o porquê a enxaqueca de manifesta, mas dizem que a enxaqueca esta ligada com as alterações hormonais que o corpo sofre e nas alterações na circulação sanguínea. Na maior parte dos casos a enxaqueca tende a diminuir ou sumir completamente no segundo trimestre de gestação.

Como tratar enxaqueca na gravidez

Vale a pena investir em tratamentos e atitudes que possam amenizar a dor, o qual começa na mudança de hábitos. Normalmente o repouso e o relaxamento do corpo traz um alívio à dor, métodos como compressa com água quente na região da testa, escalda pés, massagem terapêutica, acupuntura, alongamento e ioga podem aliviar a enxaqueca sem a utilização de medicamentos.
A mudança de hábitos como se alimentar em menores quantidades mais vezes ao dia, evitar comidas gordurosas, fazer atividade física, consumir diariamente a quantidade mínima de dois litros de água, evitar perfumes fortes e evitar lugares com muito barulho. Ao ficar exposto ao sol, sempre utilize óculos de sol para a proteção.
A orientação médica é indispensável, lembrando que os hábitos de vida saudável antes da gestação também contam para evitar a enxaqueca e muitos outros problemas gerados na gestação. Vale lembrar que a mulher que já sofre de enxaqueca antes da gestação tende a tê-la ainda mais forte na gravidez.
Existem diversos estudos que se aprofundam neste dilema, a maior solução que os médicos procuram é a não utilização de medicamentos como o Tylenol, que na maioria traz alívio momentâneo, o que eles buscam é a cura no período de gestação, para garantir a tranquilidade e saúde de mãe e bebe.

Um comentário: