quinta-feira, 25 de junho de 2015

Saiba o que é e como tratar "Aftas e Sapinhos" nos bebês.

Aftas nos bebês, conhecidas como estomatites, são caracterizadas por feridas, geralmente, amareladas no centro e avermelhadas por fora, que podem aparecer na língua, no céu da boca, no interior das bochechas, na gengiva, no fundo da boca ou na garganta do bebê.

As aftas no bebê e o sapinho são infecções diferentes, pois o sapinho é causado por um fungo e é caracterizado por pontos brancos semelhantes ao leite que também podem surgir em qualquer região da boca.

As aftas são uma infecção causada por um vírus e por serem dolorosas, principalmente ao mastigar ou engolir, fazem com que o bebê fique irritado, chore, não queira comer ou beber e se babe muito. Além disso, podem causar febre, mau hálito, dificuldade para dormir e ínguas no pescoço.

Normalmente, as aftas no bebê desaparecem em 1 ou 2 semanas, no entanto, os sintomas melhoram em cerca de 3 a 7 dias, quando o tratamento é realizado. O tratamento pode ser feito com remédios analgésicos, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, orientados pelo Pediatra e com a adoção de algumas medidas, como oferecer líquidos, de preferência frios, para a criança não desidratar.

O uso de pomadas para aftas, como a Gingilone ou a Omcilon-a em Orabase, por exemplo, só deve ser feito segundo a orientação e prescrição do pediatra.

Apesar do bebê não querer comer ou beber e sentir dor ao engolir, é importante adotar alguns cuidados durante o tratamento como:

Oferecer água, sucos naturais ou vitamina de fruta, para o bebê não desidratar;
Evitar dar bebidas gasosas e ácidas ao bebê, pois piora a dor;
Dar alimentos frios e sem temperos ao bebê, como gelatina, sopa fria, iogurte ou sorvete, por exemplo, pois alimentos quentes e temperados aumentam a dor;
Limpar a boca do bebê com uma gaze ou algodão umedecido em água fria para aliviar a dor.
Normalmente, os sintomas melhoram com o tratamento em cerca de 3 a 7 dias e, em 1 ou 2 semanas, as aftas desaparecem naturalmente. Durante o tratamento o bebê não deve ir à creche, pois pode transmitir o vírus a outras crianças.

Já o sapinho, ou candidíase oral, é uma infecção pelo fungo chamado Candida albicans. Aparecem manchas brancas na parte interna da bochecha, no céu da boca e às vezes na língua do bebê. É um problema mais comum em bebês de até 2 meses de idade, mas pode aparecer em crianças mais velhas também.

O fungo está presente no sistema digestivo de todo mundo, mas, quando há um desequilíbrio, essa presença se transforma em infecção. Os principais causadores desse desequilíbrio são mudanças hormonais ou o uso de antibióticos -- seja pelo bebê ou pela mãe, no caso de criança que mama no peito.

Como saber se é mesmo sapinho?

Se houver uma camada branca na língua do bebê, e em nenhum outro lugar, provavelmente é apenas resto de leite. As lesões da candidíase oral são mais comuns nas laterais da boca, e às vezes doem bastante. O primeiro sinal pode ser o fato de o bebê chorar quando mama ou quando chupa a chupeta. Outras vezes, porém, o bebê pode não dar grandes indicações de dor ou irritabilidade, mas o aleitamento fica prejudicado.

Caso você desconfie que seu filho está com sapinho, procure as placas brancas características do problema. Lave bem as mãos, cubra o dedo com uma gaze e toque numa das lesões, para ver se ela sai. Muitas vezes ela não sai, mas, se sair, deixará uma área bem vermelha no local onde estava, e pode sangrar um pouco.

Como se trata a candidíase oral?

Consulte o pediatra se achar que seu filho está com sapinho. Ele pode receitar um medicamento antifúngico. A infecção leva até uma semana para ir embora. Às vezes os médicos recomendam a aplicação de uma pomada antifúngica nos mamilos da mulher caso ela esteja amamentando, para que a infecção não fique passando do bebê para a mãe e da mãe para o bebê.
Há alguma coisa que eu possa fazer para meu bebê não pegar sapinho?

Há bebês que simplesmente são mais suscetíveis que outros à ação do fungo. Há quem acredite que o problema seja causada pelo uso de chupetas ou de mamadeira; outros acham que a culpa é de sujeira no bico da mamadeira; para outras, ainda, o problema é causado pelo uso de chupetas ou bicos de mamadeira grandes demais para a boca do bebê. Mas bebês que só mamam no peito e que não usam chupeta também podem apresentar a candidíase oral.

Alguns especialistas recomendam que se dê um pouco de água filtrada e fervida para o bebê (fria ou em temperatura ambiente) depois de cada mamada, para eliminar os resíduos de leite. A esterilização frequente de chupetas e mamadeiras também pode ajudar.

Os médicos também orientam as mães que amamentam a deixar os mamilos tomarem um pouco de ar entre as mamadas para evitar a micose, e a medida é especialmente importante quando já se está com a infecção -- a umidade é o ambiente ideal para a proliferação dos fungos.

Fique alerta para a candidíase se o bebê estiver tomando antibióticos -- e você também, no caso de amamentar. Os antibióticos matam as bactérias ruins, mas também as boas, que existem naturalmente no corpo. Isso pode favorecer o surgimento da infecção por cândida. A candidíase também pode ser vaginal, nas mulheres, além de afetar o bico do seio.

O sapinho é perigoso?

Não. O maior problema é a boca do bebê doer demais e ele não conseguir mamar, o que pode levar à desidratação. Nesses casos, o médico talvez receite uma dose de analgésico para controlar a dor.

Você também precisa avisar o médico se a candidíase não estiver melhorando com o tratamento, ou se o bebê tiver febre de mais de 38 graus, o que pode indicar algum outro tipo de infecção.

Embora não tenha maior gravidade, a candidíase é muito doída, em todos os sentidos. É difícil ver o bebê com fome e chorando de dor para mamar. O consolo é que ela costuma passar rápido. Mime seu filho e siga direitinho as recomendações do médico para o controle da dor.

Fonte de referência: http://www.tuasaude.com/aftas-nos-bebes

7 comentários:

  1. Meu bb tem 10 meses e está com sapinho na boca dei o remédio e já se passou uma semana e nada, agora está dando no saquinho dele e quero saber se isso é grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é grave é normal se espalhar use a pomada antifugica

      Excluir
  2. O meu bebe têm 2 anos, eu não sei se e aftas ou são os dentea de tras a saírem , não faso a mínima ideia, ele está com as gengivas muito inchadas vermelhas e ate chegam a um ponti de sangraem
    .. o que você achem disso?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite a minha filha tem dois anos e sete meses,apareceu uma macha na língua que se parece uma impinge o que faço?

    ResponderExcluir
  4. não sei mais o que fazer meu filho tá com os caroços na língua amarelado chorar muito e não come nada e na minha cidade os hospitais tão em greve

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!minha bb tem 4 meses e do nada apareceu umas manchinhas branca na língua no ceu da boca e na bochechas dela,eu limpei com gazes e mel rosado saiu da bochechas e do ceu da boca so ficou na língua isso é sapinho ou afta

    ResponderExcluir
  6. Minha bebê tem 2 anos e um mês e esta com as bolinhas branca na língua e lábios inferiores o médico disse que é afta. E ela esta com a garganta com pus ele disse que é inflamação na garganta. Ela esta com febre de 38,6. Por causa disso
    E está tomando amoxicilina e paracetamol e predisolona e nistatina para tirar a afta.

    ResponderExcluir