quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Síndrome do torniquete de cabelo, um único fio pode causar um dano enorme.


O filho mais novo de Tizzie Hall, uma especialista em sono de bebês, deu um grande susto nos pais em setembro do ano passado. Ele chorava muito e a mãe verificou todos os ítens  básicos. Checou se a criança estava com fome, molhada ou suja e não encontrou nada de errado. No entanto, nada acalmava o pequeno Ciarán, na época, com três meses. Então, Tizzie decidiu despir o bebê para conferir se havia algo incomodando e verificou que havia um fio de seu cabelo enrolado em um dos dedos de seu pé.

Ao tentar tirar o cabelo que estava enroscado na criança, a mãe não obteve sucesso. O mesmo ocorreu com o marido, Nathan, e com dois paramédicos, amigos do casal.  Depois de todas as tentativas, eles decidiram levar o bebê ao hospital. Ao chegarem lá, vários médicos tentaram livrar Ciarán do fio de cabelo, mas também não conseguiram.

A possibilidade de uma cirurgia com anestesia geral chegou a ser discutida. Contudo, felizmente, um cirurgião plástico conseguiu acabar com o sofrimento dos pais e do bebê, que a essa altura já tinha a ponta do dedo azulada. Ele aplicou apenas uma anestesia local para remover o fio de cabelo. Depois, Ciarán passou a madrugada inteira em observação e terá de retornar para outras consultas de acompanhamento com o cirurgião. Tudo para que a equipe médica se certifique de que a circulação voltou totalmente ao normal no dedinho.

Tizzie compartilhou a história em sua página no Facebook com o objetivo de alertar aos pais sobre a “síndrome do torniquete de cabelo”, que pode acometer muitas crianças. O problema acontece quando um fio de cabelo se enrola em alguma parte do corpo da criança, especialmente nos pés, impedindo a circulação. Os casos mais graves podem até levar a uma amputação.

Fonte: Revista Crescer

0 comentários:

Postar um comentário