quinta-feira, 25 de junho de 2015

Quer que seu filho se sinta amado? Faça estas pequenas coisas...

Você consegue se lembrar algum momento em que se sentiu amado quando era criança? Pense nisso. Talvez você se lembre de ter um grande momento com os seus pais como, por exemplo, as férias, ser ajudado com a lição de casa ou apenas alguns segredos do mundo que lhe foram compartilhados. Como um pai ou mãe agora, você está fazendo o esforço para fazer seus filhos se sintam amados? Muitas vezes, são as pequenas coisas que contam. Aqui listamos 15 maneiras para fazer com que seu filho se sinta amado e que se lembrem desses momentos a vida toda.
1. Desligue o seu celular
Quando você chegar em casa ou quando seus filhos chegam da escola, desligue o telefone e dê a eles sua total atenção, pelo menos pela primeira meia hora ou assim. As crianças adoram isso, porque eles sabem que você não vai se distrair com textos e vai se focar no que realmente eles estão contanto sobre o dia na escola. O governo sueco fez uma pesquisa e descobriu que 33% das crianças se queixaram de que seus pais estavam sempre com seus smartphones e não prestava atenção no que eles falavam.
2. Desligue a TV e todos os aparelhos no horário das refeições
Sabemos que hoje em dia é difícil não estarmos conectados com as notícias do mundo. Mas não é nada divertido estamos numa mesa comendo e perguntando aos nossos filhos como foi o dia deles e sermos ignorados por eles estarem de olhos na TV ou em outros aparelhos, logo imagine como é para eles estarem nessa situação.  As refeições são raros momentos para desfrutar da companhia um do outro.
As vantagens são inúmeras, pois as crianças conseguem ter um momento mais saudável, por não estarem comendo apressados ou estressados. E também por estarem em contato direto com seus pais, criando assim um laço de cumplicidade e segurança e evitando que desenvolvam  transtornos alimentares no futuro.
3. Faça do momento de dormir algo maravilhoso
As crianças mais jovens valorizam muito o momento de ir dormir e o “boa noite” dado por seus pais, para eles é reconfortante ter o pai ou a mãe ali contando uma história, cantando uma música de ninar ou ao menos dando um beijo de bom sonhos. Isso acaba criando uma ligação única entre os pais e os filhos. O bônus é que isso auxilia no desenvolvimento cerebral e cognitivo do seu filho.
4. Tenha contato físico
Inúmeros estudos mostram que as crianças prosperam com calor do afeto. A criança se sente amada e terá uma maior auto-estima. Ou seja, abrace e beije seu filho ao menos uma vez no dia, isso diminui as chances deles se tornarem agressivos, anti-sociais e quaisquer outros problemas comportamentais e sociais. Na adolescência deles o beijo e o abraço podem ser substituídos por palavras de apoio, empatia e conversas sinceras entre vocês.
5. Tenha momentos individuais de qualidade com cada criança
É maravilhoso quando um dos pais ou ambos os pais podem passar tempo de qualidade individualmente com seus filhos, você e eles apenas. Isso é ótimo porque eles se sentem ainda mais especiais quando seus irmãos e irmãs não estão por perto. Pode ser um momento que possa praticar o esporte favorito dela, fazer o seu prato preferido, ou ajudar nas tarefas escolares. Dar essa atenção individual é a melhor maneira de mostrar a seus filhos que você realmente ama e os quer bem.
6.Discipline-os com amor e carinho
Ainda há pais que acreditam que bater um garoto é provavelmente a maneira mais eficaz de lidar com a disciplina. O garoto aprende que a violência é uma forma eficaz de lidar com a divergência e conflito. A chave para o sucesso de uma boa educação não é os pais determinarem condições para lhe darem amor, o fluxo constante de carinho é o que realmente mostra o amor incondicional. O segredo é mostrar o que é certo e errado, sem agressões e sim com diálogo.
7. Deixe mensagens afetuosas ou engraçadas
Pode ser um texto ou uma pequena mensagem debaixo do travesseiro deles. Pode ser uma piada, um apelido carinhoso ou qualquer coisa que mostre para criança que você sempre esta pensando nela.
8. Olhe em seus olhos
A melhor maneira de se comunicar com seus filhos é a olhá-los diretamente em seus olhos quando você fala com eles. Exigir o contato visual nos dias de hoje é muito importante, mesmo que eles sempre estejam com olhos nos computadores, celulares ou tablets, esperar que façam essa ação para que comece a falar com eles mostra a importância dessa habilidade.
9. Sorria com mais freqüência para eles
Não existe melhor maneira de mostrar o seu amor e carinho para seus filhos do que sorrir toda vez que se esta com eles. Isto imediatamente coloca-os à vontade e também confirma que a presença deles é valorizada e que eles não são incômodos. Pode haver momentos em que eles terão de ser lembrado sobre o mau comportamento, mas por que não usar os outros 90% para mostrar que você o ama com um sorriso?
10. Seja um grande modelo
Quantas vezes você já disse a seus filhos o que fazer, como ser educado e que devem sempre usar o cinto de segurança? Muitas vezes, mas os pais esquecem que eles devem ser os modelos perfeitos para suas crianças, pois eles nos vêem como espelhos e copiam tudo o que fazemos. Seja gentil, carinhoso e atencioso com os outros e com certeza seus filhos também serão.
11. Envolva-os nas tomadas de decisões
O que vestir para a escola no dia seguinte ou para onde ir quando sairmos de férias são coisas que devem ser decididas em conjunto com nossas crianças. Certifique-se de que seus filhos estão totalmente envolvidos e engajados. É um ótimo exercício para as crianças passarem a tomar decisões com orientações dos pais.
12. Brinque com eles
Quando foram as crianças foram entrevistadas, muitas vezes elas disseram que se sentiam muito sozinhas e demasiadamente ocupadas. Eles realmente precisam e desejam um tempo livre com seus pais para se divertirem, rirem e ficarem juntos. É uma boa idéia para que você deixe de ser apenas o motorista deles e passe um tempo bom e tranqüilo em casa com eles.
13. Tome medidas quando perceber que seu filho não está feliz
Pode haver problemas na escola com bullying ou com os professores não muito didáticos. Mostre que você se importa e peça para saber quem são as pessoas envolvidas e apenas tente descobrir qual é a causa da tensão e do mal-estar. Pode muito bem ser culpa da sua criança, mas quando não é, isso vem a ser uma oportunidade ideal para mostrar que você está lá para eles, e que você será seu super herói.
14. Guarde todas as lembranças que seus filhos te dão
Quando seu filho lhe dá uma lembrança, desenho engraçado ou um pequeno poema mostre que você se importa e valoriza-os. Coloque-os em uma gaveta especial ou em uma pasta. Mostre à criança uma foto de onde você mantém o porta retrato favorito em seu escritório. Você pode tirar fotos com o celular das lembrancinhas e postar em uma rede social, mostrando sempre para seus filhos faz com que gere um grande senso de realização e se sinta mais próximo de você.
15. Nunca interrompa as histórias deles
Quando uma criança tem uma história para contar sobre o que aconteceu na escola você nunca deve interrompê-los, mas sim ouvir com toda atenção possível. O mesmo vale quando eles querem compartilhar um livro com você ou mostrar uma imagem legal.  Eles se sentirão amados e felizes.
Amor e carinho são a base da felicidade. Ao mostrar as crianças esse amor todos os dias estamos dando a eles o maior presente de todos.

0 comentários:

Postar um comentário