segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Primeiro mês do RN em casa.

Os primeiros 30 dias...


Me sai melhor do que imaginei, sentia medo de não dar conta do recado pois resolvi que não teria ninguém para me ajudar, quis passar os primeiros dias de minha filha somente com ela e meu marido. Aquele serzinho de apenas 43 centímetros e pouco mais de 2 kgs que deveria me deixar nervosa, como um anjo me deu calma, muita calma. Trocava fraldas, dava banho na pia do banheiro, mexia no coto umbilical como se já tivesse feito aquilo diversas vezes. A dificuldade mesmo estava na hora de mamar, os primeiros dias foram tensos. A pega era dificil pois não tenho muito bico e meu leite só desceu na tarde do terceiro dia, e quando resolveu descer, empedrou. Comprei uma bombinha manual, a mais simples e a primeira que encontrei na farmácia. Meu peito rachou, sangrou e a danada da bomba fez com que a aureola ficasse cheia de bolhas, como se fossem queimaduras. Optei por intercalar as mamadas com Aptamil 01, para que Julia não perdesse peso, mas o tiro saiu pela culatra. Com 10 dias Juju passou mal, vomitava em grande quantidade. Levamos ela à emergência, fizeram muitos exames de sangue e urina nos quais não apresentou nada. A médica pediu para suspender o Aptamil, segundo ela muitos bebês não se adaptam a ele, pois o mesmo possue muitos componentes na formula e o sistema digestivo do RN pode não tolerar. Passado o susto, mantive Juju só no peito, que a esta altura já estava recuperado. Ahhh uma grande aliada para esta recuperação, foi a pomada LANIDRAT, que não é toxica e portanto não há necessidade de remove la para que o bebê mame. 
No coto umbilical, usei apenas álcool 70%, 3 vezes ao dia, secou rapidinho e caiu no quinto dia.
Nos primeiros 30 dias ela não apresentou cólicas.
Na minha alimentação fiz pequenas alterações, diminui a ingestão de cafeina, não comia folhas escuras nem leguminosas (feijão, lentilha etc). Ah e leite, usava só o Zero lactose.
Julia desde que chegou da maternidade dormiu no quarto dela sozinha. Faço uso da baba eletrônica e me sinto 100% segura. 
Quanto a posição para ela dormir, sempre  de ladinho, embora hoje em dia muitos médicos sejam adeptos da posição de barriga para cima, eu não me sentia segura em deixa-la assim. Revesava a posição, a cada mamada virava ela, ora para direita ora para esquerda. ajudando assim na calcificação uniforme do crânio.
Hora de arrotar!!! Muitas mães se preocupam quando o bebe não arrota, e foi assim comigo, mas o pediatra de Julia me explicou que o bebê não necessariamente precisa arrotar e que o arroto nada mais é que a saída de ar, ar este que entra na hora da mamada, caso o bebê não tenha uma pega correta. Então quando o bebê mama corretamente e não entra ar, não irá arrotar. Este ar também pode sair na forma de gases e não no arroto. 
O que vestir??? Sempre achamos que o bebê por ser pequenino precisa se agasalhar, meninas não é verdade, eles sentem o mesmo frio e calor que nós, o recomendado é sempre colocar apenas uma peça de roupa  a mais  do que a que estamos usando. Ex se você estiver de camiseta e short coloque apenas um body manga longa fininho e um pagão. Aquecer de mais pode causar febre. Agora se tratando dos pesinhos, mantenha-os aquecido sempre, não abra mão das meinhas. Juju usou meia todos os dias até os 3 meses. 
Evitando arranhões... usei luvinhas na Julia até o final do primeiro mês, nesta fase as unhas crescem rápido de mais, e os danadinhos vivem enfiando o dedo no olho.
Vitaminas... o pediatra indicou Vitawin 01, dez gotinhas diárias e Redoxon gotas, 5 gotinhas. 
Evitando Gripes e resfriados...uma dica do pediatra é lavar sempre o narizinho com Rinosoro gotas, no minimo 5 vezes ao dia ou a cada troca de fralda.
Canal lacrimal... Muitos bebês sofrem com o entupimento do canal lacrimal, que é muito fininho. Juju para meu desespero passou por isso, parecia uma inflamação no olhinho, com muito prurido amarelo nos cantinhos, teve manhãs que ela mal conseguia abrir o olhos. Tratei com soro fisiológico, é só lavar varias vezes ao dia e fazer massagem com o dedo indicador entre o nariz e o olhinho, sempre para baixo e muito levinho . nada de apertar.

Bom acho que é isso, assim foi nosso primeiro mês juntas.... semana que vem conto como foi nosso segundo mês, as descobertas e a chegada das malditas cólicas...

0 comentários:

Postar um comentário