quinta-feira, 16 de julho de 2015

O que é gravidez ectópica? Entenda o que é. Esteja preparada se ela ocorrer...

A gravidez comum começa com um ovo fertilizado. Normalmente, o óvulo fertilizado se prende ao revestimento do útero. No caso da gravidez ectópica, o óvulo fertilizado se implanta em algum lugar fora do útero.

Uma gravidez ectópica tipicamente ocorre em uma das trompas de falópio, um tubo que conduz os óvulos dos ovários para o útero. Esse tipo de gravidez ectópica é conhecida como gravidez tubária. Em alguns casos, no entanto, uma gravidez ectópica ocorre na cavidade abdominal, do ovário ou no colo do útero.

Uma gravidez ectópica não pode prosseguir normalmente. O ovo fertilizado não sobrevive, e o feto em crescimento pode destruir várias estruturas maternas. Se não for tratada, há o risco de hemorragias, que podem ser fatais. O tratamento precoce de uma gravidez ectópica pode ajudar a preservar a fertilidade.

Danos nas trompas de Falópio é uma causa comum de gravidez ectópica. Um óvulo fertilizado pode ficar estacionado em uma área danificada de uma tuba e começar a crescer lá. As causas mais comuns de danos das trompas de Falópio que pode levar a uma gravidez ectópica incluem:

Tabagismo
Doença inflamatória pélvica, que pode surgir a partir de infecção por clamídia ou gonorreia
Inflamações e cicatrizes das trompas de falópio, decorrentes de uma condição médica ou cirurgia anterior
Gravidez ectópica anterior em uma trompa de Falópio
As causas de uma gravidez ectópica não são claras em todos os casos. No entanto, as condições seguintes podem ter ligação com uma gravidez anormal:

Fatores hormonais
Anormalidades genéticas
Defeitos congênitos
Condições médicas que afetam a forma e condição das trompas de falópio e órgãos reprodutivos.


Todas as mulheres sexualmente ativas estão em algum risco de uma gravidez ectópica. No entanto, o risco pode aumentar se acompanhado de alguns fatores de risco. Veja:

Gravidez ectópica anterior
Inflamação ou infecção das trompas de Falópio
Problemas de fertilidade
Trompas de Falópio com um formato incomum
Idade materna avançada de 35 anos ou mais
História de cirurgia pélvica, cirurgia abdominal, ou vários abortos
História de endometriose
Concepção auxiliada por medicamentos de fertilidade ou procedimentos
Tabagismo
História de DSTs
Uso inadequado do DIU. Se utilizado corretamente, o DIU deve impedir a gravidez. No entanto, se por algum motivo ela ocorrer, provavelmente será ectópica
Gravidez após cirurgia de laqueadura. Embora a gravidez após a ligadura tubária seja rara, se isso acontecer, é mais provável que seja ectópica.

Diagnóstico e exames

Se você estiver grávida, esteja alerta para os sintomas que podem significar uma gravidez ectópica, especialmente se você em algum grupo de risco. Se você tiver sintomas de uma gravidez ectópica ou está tratando uma gravidez ectópica, evitar atividades extenuantes até que os sintomas tenham sido avaliados por um médico.

Procure um serviço de emergência se:

Você desmaiou ou perdeu a consciência
Você teve um sangramento vaginal intenso
Você teve uma dor súbita e intensa em sua barriga ou pélvis.
Marque uma consulta médica o mais rápido possível se:

Você está sentindo tonturas ou vertigens
Você acha que pode desmaiar
Você teve um sangramento vaginal
Sentiu cãibras ou dor em sua barriga ou pélvis.

Tratamento de Gravidez ectópica
Na maioria dos casos, uma gravidez ectópica é tratada imediatamente para evitar uma ruptura dos tecidos e hemorragias. A decisão sobre qual o tratamento depende de quão cedo a gravidez é detectada e seu estado geral. Para uma gravidez ectópica detectada precocemente que não está causando sangramento, você pode ter uma escolha entre o uso de medicamentos ou cirurgia para interromper a gravidez.

Medicamentos

O uso de metotrexato para tratar uma gravidez ectópica pode poupá-la de uma incisão e anestesia geral. Mas pode causar efeitos colaterais e demandar uma série de exames de sangue para verificar os níveis de hormônios, afim de certificar que o tratamento esteja funcionando. O metotrexato provavelmente será usado:
Quando os níveis de hCG são baixos (menos de 5.000)
Quando o embrião não tem atividade cardíaca
Se os níveis de hCG não caem ou o sangramento não parar após tomar metotrexato, o próximo passo pode ser a cirurgia.

Cirurgia

Se você tiver uma gravidez ectópica que está causando sintomas graves, sangramento ou altos níveis de HCG, a cirurgia é normalmente necessária. Isso ocorre porque os medicamentos geralmente não funcionam nesses casos e uma ruptura torna-se mais provável conforme o tempo passa. Quando possível, a cirurgia laparoscópica é feita. Para uma gravidez ectópica, é necessária uma cirurgia de emergência.

Conduta expectante

Para uma gravidez ectópica que parece estar abortando por conta própria, você pode não precisar de tratamento. O médico irá testar regularmente o seu sangue para se certificar de que os níveis de hormônio da gravidez (HCG) estão caindo. Isso é chamado de conduta expectante. Se você fizer a cirurgia, pode precisar tomar o metotrexato depois.
Exames após tratar gravidez ectópica

Durante a semana após o tratamento para uma gravidez ectópica, os níveis de HCG no sangue são testados várias vezes. O médico irá procurar por uma queda nos níveis de HCG, que é um sinal de que a gravidez está terminando (os níveis de HCG por vezes sobem durante os primeiros dias de tratamento, para em seguida cair). Em alguns casos, o teste de HCG continua positivo por semanas, até que os níveis de HCG caiam completamente.

Fonte de pesquisa: BBC Brasil

0 comentários:

Postar um comentário