quarta-feira, 8 de abril de 2015

Seu bebê parece nunca estar satisfeito logo após as mamadas? A pega pode estar errada e ele pode não estar sugando corretamente.

Amamentar, é um processo complexo, em que mãe e bebê iniciam o seu aprendizado nos primeiros dias de vida do bebê. Isso implica em aconchego, carinho, nutrição, fortalecimento de laços e claro, o meio pelo qual o bebê cresce e se desenvolve. Para isso, não basta colocar o bebê no peito. Precisamos saber como, precisamos saber se o bebê está retirando leite do peito, se a pega está adequada, se a boca do bebê e o peito da mamãe fazem um trinco, um fechamento perfeito que permite que o bebê não só consiga mamar de forma efetiva, mas aprenda até a regular quanto de leite ele deseja!

Nem sempre isso ocorre na primeira, nem na de segunda ou terceira vez…às vezes o processo é doloroso. Os mamilos ficam machucados e amamentar passa a ser um sofrimento, dói!

Para isso entra a orientação sobre amamentação. Isso nem todos sabem, nem todos orientam ou querem orientar. Às vezes o complemento como alternativa à amamentação surge como uma alternativa fácil e atraente, simples assim. Mas não precisa ser. Não deve ser.

Sabemos que muitas vezes o bebê está mamando exclusivamente no peito, a mamãe já usou várias técnicas para aumentar a produção de leite, mas o bebê em aleitamento materno exclusivo ainda não está ganhando peso adequadamente. Isso acontece muito e é um dos principais motivos que o complemento é introduzido.

Mas antes que isso aconteça, existem algumas coisas que precisam ser levadas em conta.

 1 Observe se a pega do bebê no peito está correta. esse ponto é fundamental. Os bebês não mamam, ou mamam pouco e com menos eficiência se a pega não estiver correta. Para isso os lábios devem estar bem abertos e virados para fora, a aréola pouco ou não visível, mais visível em cima que embaixo, o queixo tocando a mama e o nariz livre!

 2 Avalie se o bebê está efetivamente mamando. Será que o bebê está realmente recebendo leite do peito? Essa percepção é a chave para a mamãe entender quando a amamentação está seguindo bem. O bebê faz um movimento complexo durante a mamada. A língua do bebê encaixa-se na aréola, formando um lacre? O bebê retira o leite eficientemente do peito? A sua mandíbula se desloca para frente durante esse movimento? Ele faz pausas para engolir o leite que está dentro da boca? Essas pausas são necessárias, pois o bebê suga, suga, retira muito leite do peito, a sua boca fica cheia e então ele engole! O bebê que mama efetivamente faz isso!

Assista este vídeo sobre a pega correta!!!


Fonte de pesquisa: ( Dra Kelly Oliveira, Médica Pediatra)








0 comentários:

Postar um comentário