quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Os primeiros sete dias com Juju.

Mamães estou escrevendo este relato para compartilhar minha experiencia de mãe de primeira viagem e de alguma forma ajudar algumas mamães. Tudo começou assim...

04/08/2015 às 05:20 com 37 semanas de gestação,eu dormia tranquilamente quando senti um chute forte e muita aguá, era minha bolsa se rompendo. Detalhe era aniversário do paizão que mal acreditou quando o cutuquei dizendo que estava na hora. O pai foi pro banho e eu super calma liguei para meu médico para avisa-lo, como estava informada que com o rompimento da bolsa o bebê pode levar até 24 horas para nascer eu continuava tranquila. O meu obstetra Dr Marcos Brandão no entanto pediu que eu não abusa-se deste tempo e fosse o quanto antes para a maternidade. Moro a 20 minutinhos de lá, no caminho as dores vieram e evoluíram rapidamente. Dei entrada na maternidade as 6:10, já com contrações de minuto em minuto, fui avaliada e minha Juju continuava pélvica (sentada) a médica plantonista fez o exame de toque e constatou colo totalmente dilatado. E a danadinha já estava enfiando a perninha para sair. Este momento foi tenso, pois vi no olhar da médica um certo desespero, calculando que a equipe medica que iria me atender não chegaria a tempo a dra assumiu o caso e subimos para o centro cirúrgico. 7:10 Juju já estava em meus braços.

A cirurgia foi um sucesso, mantive a calma embora a situação não fosse das mais tranquilas. O corte ficou super bem feito, a anestesia não doeu o quanto eu imaginava que doeria. É estranho ver suas pernas serem esticadas e dobradas como se não pertencesse a você, rsrsrrs. Fui levada para o quarto, permaneci acordada e em duas horas os movimentos das pernas já estavam de volta. Com a medicação que é administrada não senti dor neste primeiro dia. Julia veio para meu quarto após o almoço e deste então ainda não nos separamos...

Na manha do dia 05/08/2015 parecia que um caminhão havia passado sobre mim e estava um pouco inchada. Meu leite ainda não havia descido, Julia estava sendo alimentada por complemento dado na maternidade e eu colocava ela no peito para estimular o leite e tentar fazer com que ela ingerisse alguma quantidade de colostro (secreção bem amarelada rica em anticorpos que é secretada antes do leite).

Na manha do dia 06/08/2015 recebemos alta, Juju que havia nascido com 2,440kg saiu da maternidade com 2,230kg. É normal os bebês perderem alguns gramas nos primeiros dias. O meu leite já começava a sair, mas ainda muito pouco, por sorte minha Juju foi paciente. 

Na primeira noite coloquei ela no "moisés" ao meu lado, mas já na segunda noite em casa ela passou a dormir no quarto dela e eu acompanho pela babá eletrônica. E por falar em babá eletrônica, este item é essencial, nos da independência e segurança. Hoje tomo banho, almoço, vou para todos os cômodos da casa etc etc, sem tirar os olhos da pequerrucha.

A dificuldade com o leite só se resolveu no final do terceiro dia, e para ajudar passei a usar a bombinha de sucção. Indico a manual da marca Avent, é incrível...no bico dos seios estou usando Lanidrat para conter as rachaduras.

O coto umbilical tratei apenas com álcool 70%, 3 vezes ao dia e no quinto dia ao trocar a pequena percebi que o mesmo já havia caído, e ficou bem bonitinho. No meu corte também estou usando apenas álcool 70% e o curativo foi removido 24 horas após a cirurgia. Tirarei os pontos ao completar 10 dias. estou levando a vida normalmente, subo e desço as escadas, faço alguns afazeres domésticos e estou cuidando sozinha da Julia.

Ahh outra dica, almofada de amamentação ao meu ver era supérfluo, mas não é!!! Realmente faz a diferença.

No sexto dia levei Julia para fazer o teste do pesinho. Ele pode ser feito em postos de saúde, porem se vocês tiverem plano de saúde, vale a pena optar pelo particular pois a abrangência de possíveis doenças diagnosticada é muito maior. No sétimo dia a levei ao posto de saúde e fiz as duas primeiras vacinas, BCG e Hepatite B. Fiquei temerosa com uma possível reação mas graças a Deus Julia reagiu muito bem. O duro foi a dor no coração em ver meu anjinho sofrendo na hora da aplicação, mas é por uma boa causa. 

Tenho dado banho de sol nela todos os dias as 8:00 por aproximadamente 15 minutos.




Minha Juju tem se mostrado calma, dorme e come bem, estamos apaixonadas....  










0 comentários:

Postar um comentário