A pele do bebê é bastante sensível nos primeiros meses de vida, ficando suscetível a irritações, alergias e até dermatite, que é uma inflamação da pele causada pelo contato direto com uma substância química ou causadora de alergia.
Por isso, uma das dúvidas que nós gestantes temos é sobre a lavagem das roupinhas e do enxoval do bebê em geral. Andei pesquisando bastante e ai vai algumas dicas....
- Precisa mesmo lavar tudo?
As roupinhas recém compradas aparentam estar tão limpinhas, passadinhas e até cheirosas que pode bater aquela preguiça de lavá-las. Mas pediatras, dermatologistas, sites especializados e principalmente as mães, claro, são unânimes em afirmar: precisa lavar sim. As roupinhas e outros itens do enxoval passam por diversas mãos, processos e locais, desde a confecção até chegarem às lojas. Se você não quiser lavar tudo, lave pelo menos as roupinhas tamanho rn e p/3 meses e roupas de cama e banho. E principalmente as peças de baixo, como bodys, pagões etc...
- Quando lavar?
Muita gente indica que se comece lá pelo sétimo ou oitavo mês de gestação.
- Como lavar as primeiras roupinhas do bebê?
Aqui entram várias premissas:
As roupinhas do bebê, bem como roupa de cama e banho, devem ser lavadas separadamente das roupas do restante da família, pois isso evita a contaminação por bactérias muitas vezes presentes nas peças dos adultos.
É indicado também ter baldes e/ou bacias só para as roupinhas do bebê, assim você evita o contato com produtos químicos ou de limpeza, que normalmente deixam resíduos nesses recipientes. uma dica é comprar baldes de cores diferentes, assim facilita a identificação. E caso você se pergunte para que usará baldes ou bacias já que pretende lavar as roupinhas na máquina, é para deixá-las de molho, quando necessário.
É importante também ler as instruções nas etiquetas de cada peça. Muitas tem algumas restrições de temperatura da água, lavagem manual, secagem a sombra, etc, especialmente as peças mais finas e delicadas ou com detalhes como estampas e bordados.
Separe roupas brancas e claras das coloridas antes de lavar. Normalmente roupas de bebê de boa qualidade não soltam cor, mas dessa forma você evita qualquer contratempo com manchas.
– Quais produtos usar?
Não use sabão em pó comum, amaciantes ou alvejantes que contenham cloro ou água sanitária. Prefira produtos específicos para lavagem de roupas infantis ou o bom e velho sabão de coco, seja ele em pó ou líquido ê.
Há três produtos no mercado super recomendados pelas mamães que consultei: Vida Macia, Coquel Coco e Mon Bijou Baby. Segundo as mamães os três deixaram as peças macias, não danificaram e tem um cheirinho ótimo.
- Assim que estiverem secas, devem ser passadas e se possível embaladas em sacos plásticos, para que não peguem poeira até que o bebê nasça. Ahh e cuidado na hora de recolher as roupas do varal para que não entrem em contato com as roupas da família
, para evitar que tenham contato com outros produtos
0 comentários:
Postar um comentário